31/08/2009

O Sporting - benfica em Juniores

(Por alturas dos confrontos registados no Sporting - benfica em futebol, na categoria de juniores, que decidiria o campeonato daquele escalão)

Tirada de um benfiquista:
"Vergonhoso o que está a acontecer no jogo Sporting -Benfica, de juniores, e eu a pensar que os arruaceiros eram "apenas" os do Norte ..."

Miguel:
Convém não misturar o comportamento das claques com o da instituição que apoiam ou dizem apoiar, mas de qualquer forma dá vontade de rir que a claque do FC Porto seja apelidada de "arruaceiros" (e sim, são-no) sem que se traga a lume a do Benfica, que tinha um arsenal instalado no Estádio da Luz e assassinaram um adepto em pleno estádio. Mas pronto, que se há-de fazer...

Manuel:
É mesmo de um Clube de labregos levar claques para um jogo de Júniores.
Que tristes.

Manuel:
(Desta feita a propósito de um comentário lampião que achou por bem apelidar de "gamela" as instalações da Academia de Alcochete do seu Sporting).
Caro...
Três mil espectadores em Alcochete sei que a ti parece-te muito mas, se conhecesses minimamente o universo Sporting saberias que não é raro. É normalíssimo.
O Sporting nas mais diversas modalidades ou no seu futebol de formação mete-te mais gente a assistir aos eventos desportivos do que a maioria dos Clubes mete nos seus estádios para jogos da Liga Sagres.
"Aquela gamela" como afirmas, o Peckerman e o Boloni apelidaram-na de melhor centro de formação de futebol no Mundo. E se o Boloni tê-lo afirmado não é surpresa - uma vez que ajudou a pô-lo de pé - já o Peckerman numa das suas (inúmeras) visitas a Alcochete - outro facto que deves desconhecer - dizê-lo, diz tudo sobre a categoria da Academia.

Para o ano se eu fosse dirigente do Sporting nem a Alcochete iam.
O FC Porto quando há jogos de júniores - último escalão de formação antes dos séniores - joga sempre em Alvalade, como é de esperar e de salutar. E apesar das picardias entre eles - os jogadores das equipas - ao nível de dirigentes e até de adeptos nunca há problemas.

Já vocês - como tristes miseráveis que são - não são dignos de visitar Alvalade.
Quando o jogo terminar, as bancadas serão desinfestadas, espero.
Permitirem-se levar claques para um jogo de Júniores por si só mostra logo a falta de hábito que têm em fazer as coisas como deve ser.
O ano passado entre o Sporting e o Porto quem se zangou foram os rapazes, lá dentro, onde tem de ser. E não gente vinda de fora, dirigentes, gente que faz parte da organização e que permitiu que uma claque viajasse com a comitiva dos macaquinhos.

Continuo a dizer, para o ano, jogavam nuns campos de treinos que o Sporting tem ainda no Lumiar. Não iam a Alcochete sequer.
Considerada por personalidades do futebol mundial (Luiz Felipe Scolari, José Pekerman, Pierluigi Collina, Sir Alex Ferguson, Roy Keane e outros) como uma das melhores Academias de Futebol do Mundo.

Serviu de Centro de Estágio à Selecção Portuguesa durante o Euro-2004 e muitos Clubes fizeram lá a sua pré-época.
(Dínamo, Dortmund, entre outros).


É que isto não são questões entre adeptos só. Aquela claque foi para lá porque a comitiva benfiquista - se calhar impressionada pelas tais 3000 pessoas presentes num jogo de júniores - permitiu. Porque quis à força (talvez) mostrar que também tinham público.
Que público?
Uma claque. Anormais imbecis. Nem as pensam.

« Os adeptos do Sporting que estavam numa bancada provisória entraram mesmo no relvado, sendo possível ver muitas famílias a fugir para o centro do terreno. Quando a claque do Benfica passava por trás de uma das balizas, em corrida, a troca de "pedradas" continuou, com adeptos do Sporting já em pleno relvado.

Ouviram-se alguns disparos feitos pela GNR para o ar, utilizando balas de borracha, e o relvado, em especial junto a uma das balizas, encheu-se de pedras. »

Miguel:
Bem, pelos vistos as coisas aqueceram mesmo a sério em Alcochete. Que desgraça...

Manuel:
Os sportinguistas têm muito carinho pela sua formação, por tudo o que ela envolve. Pelo trabalho por trás dela, pela dedicação, pela "factura" que representa. Não é fácil fazer aquilo, nada mesmo, e nem colossos europeus com muito mais meios têm um décimo do amor e da devoção que o Sporting imputa nessa delicada tarefa.
E fá-lo há mais de 50 anos. A um nível que só o Ajax e o Auxerre - durante alguns anos - conseguiram igualar e, o Ajax, numa particular década, superar.

Digo isto para se perceber o porquê de ser banal na casa do Sporting os jogos da formação terem a concorrência de público e interesse que têm, desde sempre.
Não sei se sabiam mas o Sporting é o Clube em Portugal com mais blogs na net a si afectos, (na relação adeptos - blogs) e é incrível a quantidade de gente do Clube - normais adeptos como eu - que conhecem aquilo de trás para a frente e da frente para trás.
Nome por nome, miudo por miudo. E com os blogs, podem agora discutir à distância entre si aquilo que antigamente apenas os sócios que viviam em Lisboa e frequentavam o Estádio de Alvalade podiam fazer, quando se encontravam.

O jornal "Sporting" que, é o jornal mais antigo de todos os Clubes do Mundo, afecta a sua publicação semanal quase em exclusivo aos departamentos da Formação e das Modalidades, reservando para o Futebol sénior a capa (porque vende) e pequenos artigos sobre o jogo da Liga dessa semana, só, e por vezes, ocasionais entrevistas.
Tudo o resto, versa sobre o verdadeiro universo Sporting, aquele que nos distingue e nos enche de orgulho.

Sendo o Sporting um Clube com esta génese, como é natural, nunca o Benfica se poderia permitir a levar para um jogo decisivo - que atribui o título - uma claque.
Porque nem o futebol de formação é o mesmo da Liga Sagres nem sequer Alcochete é o mesmo que o Estádio de Alvalade.
Os ignorantes não souberam fazer a distinça, como seria de esperar.
Não estáo habituados.
O Rui Costa qua fala em "título de juvenis" devia saber que aos jogos da Formação vão os normai adeptos, muitas mulheres, famílias inteiras e que, portanto, nunca aquilo era sítio para se levar uma claque.
Gente reles.
Espero que os sportinguistas que lá estavam não tenham respondido na mesma moeda.

Opinião de um caro sportinguista que subscrevo, embora ela desse o título ao FC Porto, enfim, também não se exagere. Repita-se o jogo, basicamente. Mas reparem:

" Antes de mais quero dizer que sou sportinguista. Não concordo com o jogo realizado em campo neutro! Defendo sim o jogo realizado no mesmo sítio mas à porta fechada. O problema não foi o campo, mas sim os adeptos. Em alternativa proponho a atribuição do título ao 3º classificado e penalizar os 2 clubes envolvidos.
Isto é lamentável! ", in "Record".

Podem ir ver. Não alterei nada. Atentem na correcção da prosa.
No sentido correcto de ver a questão, embora eu discuta aquilo de o título ir para o 3º classificado.


E com isto fica tudo dito:
Pedro Mil Homens, Administrador da SAD e dirigente da Academia:

" É um dia triste para a Academia e para o futebol de formação. Não foi para presenciar comportamentos desta natureza que o Sporting fez a Academia", disse o responsável, sublinhando que "foram tomadas todas as medidas para que o jogo decorresse dentro da normalidade e em segurança. "

" Durante 26 minutos foi um jogo normal", referiu Mil-Homens, relembrando que foi nesse momento que se deu a entrada da claque benfiquista e tudo mudou:
Danificaram carros lá fora e cá dentro, à sua passagem e chegaram a arrancar pedras da calçada para atirarem aos adeptos do Sporting, que estavam de costas, na bancada. O Sporting repudia energicamente este tipo de comportamentos. É um dia triste para mim e para a Academia. "

Metam os olhos nisto lampiõezecos, aprendam a ser grandes.

Miguel:
Não tenho nada a acrescentar a isso, até porque nem estou na posse de quaisquer factos adicionais. Acho que estás bastante irritado com a situação, enquanto sportinguista, e muitos outros sportinguistas estarão. E compreende-se perfeitamente. Até ver, dou total razão ao Sporting nesta matéria, como seria de prever. Nesta e em todas em que o Sporting acaba por se colocar no plano inverso ao do Benfica, porque invariavelmente o Sporting tem sempre a razão do seu lado nas suas "altercações" com os seus vizinhos vermelhos.

Sobre a atribuição do título... Esse comentário é um pouco exagerado, esse extraído do Record. Repita-se o jogo, apenas. O ambiente entre os dois clubes talvez seja de guerrilha nos próximos dias, mas pronto, já é da praxe isso. O Benfica sai com a sua imagem claramente (ainda mais) enfraquecida deste episódio evitável, pelos comentários à situação e não só. Por ter tido a irresponsabilidade de para ali ter levado a sua claque de delinquentes, nas condições que descreveste. Aos olhos imparciais de um portista, como eu, não há ninguém que possa dar o menor típo de razão ao Benfica nesta questão. Opinião totalmente imparcial, esta a minha. E baseada apenas no que vou sabendo do Sporting através de ti e no que leio aqui e acolá, porque de resto devo confessar que sei pouco sobre o Sporting em comparação com aquilo que talvez devesse saber sobre o Sporting e com o que sei sobre os outros dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário